quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atividades de Ana Claudia Peixoto realizadas na semana 29/06 a 03/07.

Atividade I



Disciplina: Ciências


Professora: Natália Deus de Oliveira


Ano de Escolaridade: ...........................Turmas: 701 e 702


Programa utilizado:Pesquisa na internet.


Atividade trabalhada: Reino Monera – O julgamento da Bactéria


Objetivo: Entender a diversidade das bactérias no nosso dia-a-dia como microrganismos ruins, causadores de doenças, danos e destruições através de contaminações, mas, também, como agentes benéficos para a produção de produtos usados na alimentação como iogurtes (pró-bióticos), queijos e vinagres e, também aquelas que participam na fixação do nitrogênio que melhora o crescimento e desenvolvimento das plantas.


Desenvolvimento: Os alunos foram divididos em duas grandes equipes, os defensores e os acusadores das bactérias, os mesmos foram orientados e estimulados a pesquisar na internet as coisas ruins causadas pelas bactérias e as coisas boas por elas produzidas. Ao final da pesquisa, os alunos agruparam os conteúdos adquiridos com a pesquisa, construíram painéis e, a atividade foi culminada com o julgamento da bactéria em sala de aula, com uma equipe representando a defesa e outra a acusação.

Um comentário:

  1. Nossa! Que atividade bacana! Total interação entre os alunos, a tecnologia e a aprendizagem de forma lúdica (não ficando retida na sala de aula e no quadro de giz). Uma dica: quando houver atividades deste tipo, tire fotos e poste no Blog (com autorização dos responsáveis pelas crianças).
    Boa proposta o tema da produção de texto resgatando os valores, para tornar a convivência na escola e na vida diariamente mais harmoniosa.
    Trabalhar a tabuada é sempre um desafio, pois, ela não deve mais ser demonstrada como antigamente apenas memorizando-a, e sim devemos encontrar uma maneira criativa e eficaz de trabalhá-la, ótimo ideia usar o joguinho.

    Um abraço
    Tatiana Maciel
    Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação

    ResponderExcluir