sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jornal


Disciplina: AD II - Temas Contemporâneos


Professora: Natália Deus


Ano de Escolaridade: ............................ Turma: 801


Programa utilizado: Internet, Processador de Texto e Planilha Eletrônica.


Atividade trabalhada: Confecção de jornal.


Objetivos: Estimular o pensamento crítico; Estimular a leitura e interpretação de textos; Estimular a formulação de hipóteses para as problemáticas atuais vivenciadas pelos estudantes; Integrar os alunos à era digital (produção de texto, construção de gráfico, acesso a internet, envio de e-mail, etc.); Realizar a transposição didáticas de temas atuais; Estimular o trabalho em equipe.


Desenvolvimento: A professora Natália apresentou aos alunos todos os temas e passos para a confecção do jornal, bem como por quais links deveriam pesquisar. Esta atividade foi desenvolvida em 4 aulas, em que os alunos fizeram suas pesquisas e confeccionaram o jornal. No final, os alunos enviaram suas produções para o email da professora.


Proposta da professora Natália Deus apresentada aos alunos:



Jornal:

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Campanha Nacional de Combate à Pedofilia


18 de Maio - Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater


Por UNICEF Brasil

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros.

A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.

As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis.

Grave como a violência é o muro de silêncio que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que se constitui em nova forma de violação às suas vítimas.

Essa conjuntura vem sendo enfrentada, no Brasil, com seriedade, apesar do desafio que representa. Diversos setores da sociedade e do governo assumiram com coragem a determinação de dizer não à violência sexual praticada em crianças e adolescentes.

Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.

A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar um consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.

Fonte: http://www.censura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=7