quinta-feira, 21 de março de 2013

Descritores e a Prova Brasil

Quando se fala em descritores, em que você pensa? 
Medir = Avaliar = Exercício de reflexão sobre a prática docente para tomada de decisões.
Eu digo que a medida de ontem já não é a mesma de hoje e pode ser resumida na historinha que fala de um espelho mágico dos tempos atuais.
 
- Espelho, espelho meu, existe alguém mais linda do que eu? 
Era uma vez...
Um espelho mágico - toda rainha tem um - de uma rainha. Ela queria avaliar sua beleza e esperava, do espelho, a resposta que já conhecemos dos contos infantis.
Porém o espelho, tipo nerd realista e de bom senso, disse a ela que os tempos mudaram e que a resposta já não era tão simples. Para um diagnóstico, precisava de dados detalhados e começou a enumerá-los, problematizando a questão:
Imagem http://rcindaial.wordpress.com

- O que pretende fazer com a minha resposta?
- Pretende comparar seu nível de beleza com o de outras pessoas?
- Sua avaliação da  própria beleza considera regras ou critérios planejados?
- Pretende classificar resultados?
- Que bases devo usar nessa análise?
- O que devo usar para medir a beleza? Observação ou outro tipo de prova?...
Então, um descritor assemelha-se ao espelho mágico.
O descritor detalha uma habilidade cognitiva, em graus de complexidade, sempre associada a um conteúdo que deve ser retratado fielmente pelo aluno. Faz parte de um contexto.
- Melhor chamar a Matriz de Referência!...
- Quem ela é?
Matriz de Referência é um documento organizado, direcionado às habilidades que o aluno deverá mostrar ao ser avaliado, de acordo com o seu nível de escolaridade e se decompõem em descritores, cuja função é avaliar unidades mínimas de cada habilidade.
Habilidade é o comportamento a ser desenvolvido pelo aluno.
Os descritores sintetizam as habilidades e competências que precisam ser aferidas em cada ano de escolaridade e devem ser expressos detalhadamente, para que se possa medir os aspectos que podem ser observados. São itens da unidade de teste de uma avaliação.
Cada item é composto por elementos que consideram, nas questões em aberto ou de múltipla escolha, o seguinte:
- Enunciado, com situação-problema, questionamento, contextualização, suporte de texto, imagem ou recurso variado e/ou, ainda, comando para resposta sob a forma de complementação de sentença.
No enunciado e no comando, recomenda-se a utilização de expressões positivas e curtas, sem indução da resposta, evitando o uso de "pegadinhas" e de expressões do tipo: “A alternativa que indica"... .
A escolha do suporte, recomenda-se que seja adequado ao nível que se pretende avaliar, com figuras de boa qualidade gráfica. Fragmentos de textos devem permitir a compreensão do sentido geral. O suporte deve apresentar a referência bibliográfica com os devidos títulos.
Numa avaliação, utilizando os descritores, como elaborar os itens?
-Escolhido o descritor da Matriz, analisa-se a habilidade exigida para resolvê-lo.
-Determine a situação-problema a ser trabalhada.
-Construa o enunciado.
-Escolha bons textos ou boas imagens que enriqueçam a diversidade do contexto, no caso de usar suporte
-Elabore as alternativas de respostas.
-Verifique se o item combina com o descritor.
-Revise o item verificando a redação, a apresentação e as alternativas de resposta (Brasil,2003).
 
PROVA BRASIL 


De acordo com a revista Nova Escola, é vista como uma caixa-preta:
           afinal, o que ela avalia e como trabalhar essas competências em sala de aula?
Realizada a cada dois anos, a Prova Brasil avalia habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática.
Utiliza as Matrizes de Referência para a elaboração dos itens - tópicos e descritores - que dão "transparência e legitimidade ao processo de avaliação, informando aos interessados o que será avaliado".
"...Item é a denominação adotada para as questões que compõem a prova."
"...As matrizes são, portanto, a referência para a elaboração dos itens da Prova Brasil".
"...De acordo com os pressupostos teóricos que norteiam os instrumentos de avaliação, a Matriz de Referência é o referencial curricular do que será avaliado em cada disciplina e série, informando as competências e habilidades esperadas dos alunos..."
"Essas matrizes têm por referência os Parâmetros Curriculares Nacionais e foram construídas a partir de uma consulta nacional aos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais..."
Habilidade e Competência são amigas inseparáveis e são mencionadas no mesmo documento:
-Habilidade: plano objetivo e prático do saber fazer. São as capacidades para realizar ações.
-Competência - “capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles”. Perrenoud. Ou seja, capacidade de mobilizar conhecimento, valores e decisões para agir em determinada situação.
- Pense...
- Onde quer que o aluno chegue? O que ele deve ser capaz de fazer?
- O aluno precisa possuir habilidade para dominar determinado assunto a fim de adquirir competência.
Viu? Habilidade e Competência estão sempre juntas!

No portal do MEC você encontra muito mais sobre Matrizes da Prova Brasil e do SAEB, Sites das Avaliações, Simulado 2011.
Na revista Nova Escola poderá se informar sobre A Prova Brasil em detalhes.

Você já viu um caderno semelhante a este em sua escola? 
- É o livro PDE/Prova Brasil. MEC/INEP/SAEB. Brasília 2011, apresentando matéria sobre Avaliação do Rendimento Escolar no Ensino Fundamental, Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
Utilize-o! Está recheado de informações e sugestões de atividades relacionadas ao assunto.
 
=) Tarefa de casa: 


Download MEC Matrizes de Referência - orientações para Prof.SAEB (Ensino Médio).Prova Brasil(Ensino Fundamental).
- Buscar, no manual,  as orientações para que as habilidades propostas nos descritores sejam desenvolvidas.
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, já que têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, temos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
 
 
Fonte: http://mexaletras.blogspot.com.br/2011/10/descritores-e-prova-brasil.html 
Por Telma Boechat.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Cursos a distância com inscrições abertas no Senai até o próximo mês

O SENAI do Rio está com inscrições abertas para 3.320 vagas gratuitas em cursos de qualificação a distância. As oportunidades são para Assistente de Logística, Auxiliar de Eletricista Predial, Auxiliar de Pré-impressão, Auxiliar de Pós-Impressão, Auxiliar de Impressão Offset, Instalador de Rede Local e sem Fio, Operador de Suporte Técnico em TI (Help Desk) e Operador de Telemarketing.
O processo seletivo terá prova online de Português, Matemática e Raciocínio Lógico. Podem participar pessoas com idade mínima de 17 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até 15 de abril, através do site www.firjan.org.br/educamais.
O resultado será divulgado dia 19 de abril, no mesmo site em que foi feita a inscrição. Para a matrícula no SENAI, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade, duas fotos 3x4 e autodeclaração de baixa renda.

Os cursos estão previstos para iniciar no dia 18 de maio. Os alunos terão acompanhamento por meio de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais no SENAI em que foi feita a matrícula. Neste ano, os encontros presenciais poderão ser feitos nas unidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos, Cinelândia, CTS (Centro de Tecnologia SENAI) Solda, Honório Gurgel, Itaguaí, Itaperuna, Laranjeiras, Macaé, Macaranã, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Resende, São Gonçalo, Vassouras, Vicente de Carvalho e Volta Redonda.
Mais informações podem ser obtidas através do 0800-0231231 ou www.firjan.org.br/educamais.

Fonte:  http://ururau.com.br/cidades29019_Cursos-%C3%A0-dist%C3%A2ncia-com-inscri%C3%A7%C3%B5es-abertas-no-Senai-at%C3%A9-o-pr%C3%B3ximo-m%C3%AAs- 

19 de março de 2013